Favorito, Leitura, TV

PERSUASÃO, Jane Austen: Filmes de 1995 e de 2007

Off 247
persuasion

       Dando continuidade aos posts especiais sobre minhas adaptações favoritas para as telonas e TV das obras de Jane Austen, hoje vamos falar um pouco sobre Persuasão! Esse foi o último romance que Jane Austen completou, sendo publicado postumamente. A autora se inspirou no final das guerras napoleônicas, em 1814, com o retorno de capitães e almirantes da Marinha que enriqueceram com a guerra.

       O título do livro, “Persuasão”, foi dado pelo irmão de Jane, Henry, que chegou a ser Capitão. Austen teve um irmão mais novo na Marinha, Francis, considerado aquele com a melhor carreira na família.

       Austen critica muito Bath em Persuasão: talvez seja pelo fato de que ela escreveu o livro após a morte do pai, quando morava na cidade, e a situação social e financeira da família piorou bastante.

Sinopse: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, inteligente, ambicioso, mas pobre, e é impedida pela família de contrair matrimônio com o mesmo. Tal rompimento foi feito sob a interferência da viúva Lady Russell, que não via vantagens no casamento com um homem sem tradições e sem conexões familiares importantes, temendo um futuro incerto para Anne.

       Mas chega do livro! Que tal sabermos mais um pouco dessas duas grandes adaptações da BBC?

  • O filme de 1995 foi totalmente filmado in loco, com luz natural. Por conta do baixo orçamento, o navio do Capitão Wentworth era, na verdade, reutilizado de outra produção da BBC. Quem interpreta Mary Musgrove, irmã mais nova da protagonista, é a atriz Sophie Thompson, irmã caçula de Emma Thompson, quem, no mesmo ano, foi a protagonista de Razão e Sensibilidade!
  • As atrizes dos filmes de 1995 e 2007 que interpretaram Anne Eliott usaram alguns dos mesmos figurinos.
  • No filme de 2007, a protagonista aparece tocando uma música de Eric Satie, que somente foi criada no final do século XIX, décadas após o período que se passa no filme! Outro erro de “época” foi na cena em que Anne corre pelas ruas de Bath: é possível ver uma torre de rádio ao fundo!

Lembrando que o I Encontro de Fãs de Jane Austen – Etapa Rio de Janeiro será no dia 17 de janeiro, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, a partir das 15h!!!

#lrdo

#curtalrdo

Facebook

Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username